Câmara de São Manuel vota LDO 2027 e atualização do PPA em sessão nesta terça (3)
A Câmara Municipal de São Manuel realiza nesta terça-feira (3), às 20h, no Plenário, a 17ª Sessão Ordinária de 2026. A pauta, divulgada pela Câmara, traz dois projetos do Poder Executivo, uma moção de aplausos e 16 indicações ao prefeito.
Projetos do Executivo
- Projeto de Lei nº 68/2026: dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027;
- Projeto de Lei nº 69/2026: atualiza o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 do município para o período de 2027 a 2029.
Os dois constam na pauta para leitura, discussão e votação, em primeira discussão.
Moção de aplausos
Os vereadores devem ler a Moção nº 8/2026, em homenagem ao atleta são-manuelense João Eduardo Cavagna Badeluci, pelo 3º lugar na Copa de Judô realizada em Pederneiras e pela postura exemplar de respeito e disciplina dentro do tatame.
Indicações ao prefeito
As indicações (nº 236 a 251/2026) são sugestões dos vereadores ao Executivo. Entre elas estão:
- reforma e ampliação da sala de espera do Posto de Saúde do Distrito de Aparecida;
- recapeamento da Avenida João Batista Grava (Jardim Santa Mônica), da Rua Arthur Innocenti, da Rua Francisco Lopes de Moraes e da Rua Francisco Ruiz (Cohab 3) e de ruas do Distrito de Aparecida;
- estudo para cirurgias ginecológicas no hospital público e para a Casa de Saúde da Mulher;
- sala de amamentação na nova Unidade de Saúde do Residencial Bertozzo;
- manutenção das estradas rurais do Bairro dos Machados;
- praça com parquinho no Parque Recreio;
- ajuste dos tempos dos semáforos para a travessia de pedestres;
- levar a Feira da Agricultura Familiar e a Feira da Lua a outros bairros;
- programa de horta comunitária e campanha contra sacos plásticos.
Há ainda um requerimento (nº 30/2026) para pedir ao deputado estadual Caio França uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a compra de uma roçadeira hidráulica. Em seguida, às 21h, está prevista a 39ª Sessão Extraordinária.
Fonte: Câmara Municipal de São Manuel (pauta da 17ª Sessão Ordinária de 2026). A pauta lista o que será analisado; o resultado das votações depende da sessão.



