Comerciantes de SP registram queixa após serem boicotados politicamente
Comerciantes e microempreendedores de cidades do interior de São Paulo estão se mobilizando para registrar boletins de ocorrência, após serem alvos de “listas de boicote” que circulam nas redes sociais. Essas listas, compartilhadas em grupos do WhatsApp, visam incentivar a perseguição a estabelecimentos que, supostamente, têm vínculos com eleitores do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Registros de ocorrência e reações de empresários
Os casos têm sido formalizados na Delegacia de Piedade (SP) como ameaças e difamação. Em Lençóis Paulista (SP), uma empresária também relatou a perseguição coordenada contra profissionais liberais e estabelecimentos comerciais. Na cidade de Piedade, empreendedores afirmam ter sido incluídos na lista chamada “Lista de Esquerda com Certeza”, que circula em um grupo denominado “Somos Direita de Piedade”. De acordo com informações desse grupo, pelo menos 24 comércios estariam sendo alvo do boicote.
Um proprietário de lanchonete, que optou por não se identificar, expressou sua surpresa ao ser informado sobre sua inclusão na lista. Ele revelou que, segundo os integrantes do grupo, a classificação política de uma pessoa se baseia em suas postagens nas redes sociais. O empresário lamentou a situação, afirmando que o grupo busca dividir a população local, onde “direita só compra de direita e esquerda só compra de esquerda”.
A situação em Lençóis Paulista
Em Lençóis Paulista, uma comerciante denunciou um grupo identificado como “Flavio Bolsonaro LP 22”, que inicialmente foi criado para promover carreatas em apoio ao candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL). Após a reeleição de Lula, os membros do grupo passaram a se organizar para retaliar aqueles que consideram alinhados ao presidente reeleito.
A microempreendedora revelou que o grupo possui mais de 600 integrantes e que as mensagens trocadas incluem expressões como “o meu dinheiro esse povo não vê mais” e “que se lasquem e morram de fome”. Essa denúncia foi formalizada na Delegacia de Polícia Civil como um caso de difamação.
Reflexão sobre a polarização política
Esses episódios refletem um cenário crescente de polarização política no Brasil, onde o debate saudável se transforma em hostilidade e perseguição. A situação alarmante levanta questões sobre a liberdade de expressão e o impacto do ambiente político nas relações comerciais. A proteção dos direitos dos empresários e a promoção de um diálogo respeitoso são fundamentais para a convivência pacífica nas comunidades.
Fonte: G1 Bauru



