|

AULAS SUSPENSAS EM SÃO MANUEL NESTA SEXTA-FEIRA POR PREVISÃO DE CHUVA E VENTOS FORTES

A Prefeitura de São Manuel suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino nesta sexta-feira (11) devido à previsão de chuva e fortes ventos. A decisão é preventiva e prioriza a segurança de alunos, profissionais da educação e famílias. O governo estadual também suspendeu aulas em escolas estaduais de várias regiões após alerta da Defesa Civil.

MEDIDA PREVENTIVA ACOMPANHA ALERTA DA DEFESA CIVIL PARA TEMPESTADES SEVERAS EM TODO O ESTADO

A suspensão vale para todas as escolas municipais e foi anunciada em comunicado oficial. A decisão foi tomada diante da previsão de chuva e rajadas de vento para esta sexta-feira, com o objetivo de proteger alunos, profissionais da educação e famílias.

O comunicado da prefeitura destaca que a medida é preventiva. “A decisão é preventiva e prioriza a segurança dos nossos alunos, profissionais da educação e de todas as famílias”, informou o município, que pediu a compreensão de pais e responsáveis.

A suspensão em São Manuel ocorre em meio a um alerta em todo o estado. A Defesa Civil de São Paulo emitiu aviso de risco meteorológico para o período entre sexta-feira (11) e sábado (12), com previsão de tempestades em diferentes regiões.

Segundo o órgão, um ciclone extratropical formado no Sul do país influenciará o tempo em todo o território paulista. As condições mais favoráveis à formação de tempestades devem ocorrer entre a tarde e a noite de sexta-feira e a madrugada e manhã de sábado.

O período de risco inclui possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Registro e parte de Sorocaba, há potencial para fenômenos mais severos, incluindo microexplosões e, pontualmente, tornados em áreas isoladas.

A região de Bauru, onde está São Manuel, também está em alerta para chuvas volumosas e rajadas de vento.

SUSPENSÃO NO ESTADO

O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), também determinou a suspensão preventiva das aulas presenciais da rede estadual nesta sexta-feira. A medida vale para as regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira, Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Itapetininga.

Segundo a Seduc-SP, serão impactadas 876 escolas e cerca de 381 mil estudantes. As aulas também foram suspensas nas Etecs e Fatecs de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Sorocaba e Registro.

O governador Tarcísio de Freitas classificou o cenário como “imprevisível”. “Não podemos arriscar. Precisamos ser extremamente prudentes para resguardar a vida dos cidadãos”, afirmou. Segundo ele, a previsão é de chuvas fortes e muito vento para toda a região Sul do estado, com os ventos mais fortes chegando por volta das 20h e se estendendo até sábado.

O conteúdo das aulas suspensas deverá ser reposto até o término do ano letivo, conforme as regras do calendário escolar.

PREVISÃO PARA SÃO MANUEL

Para esta sexta-feira, a previsão indica sol com pancadas de chuva pela manhã e muitas nuvens à tarde, com temperatura entre 19°C e 28°C e probabilidade de chuva de 92%. No fim de semana, o tempo segue instável, com possibilidade de chuva forte no sábado e temporal no domingo. O volume previsto para cada um destes dias supera 30mm.

A Defesa Civil orienta a população a procurar abrigo em construção segura durante tempestades, evitar áreas abertas, árvores, postes e estruturas metálicas, e não atravessar ruas, pontes ou áreas alagadas.

O QUE AINDA DEPENDE DE APURAÇÃO

O comunicado da Prefeitura de São Manuel confirma a suspensão na Rede Municipal de Ensino. Apesar de a região de Marília estar entre as áreas com suspensão estadual, a confirmação específica sobre a situação de cada escola da rede estadual localizada em São Manuel ainda depende de confirmação oficial junto à Seduc-SP ou à Diretoria de Ensino regional.

#SãoManuel #AulasSuspensas #DefesaCivil #Chuva #SãoManuelSP


Posts Similares