Os citados na REDLIST que surgiu logo após o segundo turno das eleições de 2022 se reuniram e criaram um manifesto contra a intolerância na cidade de São Manuel e convidam a todos para assinar. Du Baroni e Letícia Castaldi, que foram citados, estiveram nos estúdios da Rádio Clube falando sobre o assunto (assista a entrevista em www.area14.com.br).
Diz o documento:
Este manifesto representa todos os eleitores e eleitoras dos diversos partidos que disputaram a última eleição, representa também quem optou por anular o voto e até mesmo quem preferiu se ausentar da votação. Não pretendemos defender e muito menos atacar um ou outro governante.
Acreditamos que diante dos recentes acontecimentos envolvendo nossa jovem democracia, nos vemos na obrigação de nos posicionarmos contra qualquer atitude que extrapole os limites constitucionais que regem nosso país.
São motivo de vergonha para os cidadãos e cidadãs são-manuelenses a existência de uma lista de boicote a comerciantes e profissionais liberais, bem como ameaças e intimidações contra pessoas que manifestam suas preferências políticas.
Nosso repúdio a estes atos é necessário para pôr limite a qualquer atitude extremista que atente contra são-manuelenses, prezando pela segurança, harmonia e respeito às diferentes formas de ver o mundo.
Cabe ressaltar que qualquer ação que afronte a democracia é tipificada pela legislação brasileira como CRIME, logo, não devemos tolerar atos de desrespeito à vontade da maioria, perseguições pessoais e boicote a comerciantes.
O povo brasileiro foi às urnas e depositou nelas o que deseja para os próximos quatro anos, essa decisão é soberana e está acima de qualquer suspeita, tendo em vista que nosso sistema eleitoral é um dos mais modernos, avançados e seguros do mundo.
Com isso, convocamos todas as pessoas comprometidas com a paz, a harmonia e a esperança de dias melhores para o nosso Brasil e nossa São Manuel, que defendam a democracia e as instituições brasileiras, pois, independente de quem esteja nos cargos políticos, eles sempre passam e o povo permanece.
Devemos exigir que o resultado das urnas seja respeitado e que as pessoas tenham a liberdade de votar em quem quiserem, sem o risco de serem prejudicadas ou perseguidas por suas escolhas políticas.
Não é somente para o cargo de presidente que existem disputas políticas, mas também prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores; não podemos dar margem para que esse tipo de extremismo tome conta do nosso país e de nossa cidade, sob o risco de cairmos em uma armadilha onde o protagonista deixa de ser o povo e torna-se apenas o desejo dos que vergonhosamente não aceitam a derrota.
Que a paz e a esperança estejam acima de todas as disputas políticas e que estas estejam sempre amparadas nos pilares cada vez mais sólidos da democracia!
Viva São Manuel!
Viva o Brasil!
Quer assinar ao manifesto? Ele deve ser encerrado no natal: CLIQUE AQUI