Nos últimos dias, o Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada, em Pratânia, tem recebido uma intensa movimentação de visitantes e personalidades ligadas à cultura caipira. O espaço consolida-se como referência cultural e turística, fortalecendo a identidade do município como a “Capital Estadual da Música Caipira”.
#Pratânia #MúsicaCaipira #TurismoCultural #TonicoETinoco #MuseuDaMúsica #CulturaPaulista
Visitas ilustres, turistas e fortalecimento do turismo na Capital da Música Caipira

Na última semana, o Museu da Música recebeu a visita especial de Ivani Fávero, escritora e compositora que já fez parte da trajetória cultural de Pratânia. Durante sua passagem, Ivani emocionou a equipe ao apresentar uma composição inédita em homenagem a Tinoco, feita em parceria com Zé Paulo Medeiros. “A música, repleta de sensibilidade e respeito, é uma verdadeira celebração da trajetória e do legado de um dos maiores nomes da música caipira brasileira”, destacou a Diretoria de Turismo, reconhecendo o impacto da artista para a história e memória cultural local.
O museu também foi palco da visita do comunicador, radialista e pesquisador João Carlos Martinez. Apaixonado pela cultura sertaneja, Martinez conheceu a casa onde nasceu Tinoco e registrou a experiência em um mini documentário, disponível em seus perfis no TikTok e Facebook. “Foi emocionante estar na cidade de Tinoco e Zé da Estrada. Precisamos fazer também um [museu] aqui em Porto Feliz e eternizar o grande Joel Antunes Leme, o ‘Pedro Bento’, que nasceu aqui”, declarou Martinez. Durante o encontro, ele presenteou Pratânia com o livro “A Cidade e o Rio” e uma miniatura de batelão, reforçando a importância de preservar o legado desses artistas.
A presença frequente de turistas, vindos de várias cidades do Estado de São Paulo e de outros estados, confirma a vocação da cidade para o turismo cultural. Recentemente, o museu recebeu um grupo de mais de quarenta visitantes de Santos, guiados pela profissional Livia Rubido. O grupo realizou visitas também a outros destinos da região da Cuesta Paulista, vivenciando uma imersão na história da música caipira e nas tradições de Pratânia. Conforme relata o Diretor Municipal de Turismo, Murilo Vieira, “as visitas espontâneas evidenciam a classificação do Ministério do Turismo, atualizando Pratânia como ‘Município com Oferta Turística Complementar’, comprovando que Pratânia possui atrações e serviços que enriquecem a experiência dos viajantes”.
O movimento intenso no museu tem alavancado o comércio local, principalmente lojas de artigos em couro e a rede hoteleira. A própria Diretoria de Turismo destaca que essa frequência crescente aponta para a necessidade de mais investimentos em eventos culturais, infraestrutura turística e ações de divulgação, consolidando Pratânia como referência para amantes da música sertaneja e fortalecendo seu papel como destino de destaque no interior paulista.
A agenda do Museu da Música segue repleta de programações e exposições especiais, convidando visitantes, grupos escolares e da melhor idade a conhecer de perto a trajetória de Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada. O convite está aberto: “Viva essa experiência ímpar, na Capital Estadual da Música Caipira!”.