André Spadaro, ex-Secretário de Saúde de Botucatu, lançou oficialmente sua pré-candidatura para prefeito do município. A disputa será pelo partido Republicamos, o mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas.
A assessoria do Deputado Federal Marcos Pereira, líder nacional do Republicanos, nesta sexta-feira (15). Spadaro, que se filiou ao partido em 2023, reuniu-se com a cúpula da sigla em São Paulo para finalizar sua decisão e deverá contar com o apoio do governador Tarcísio de Freitas durante a disputa eleitoral.
Esta é a primeira pré-candidatura oficializada para a prefeitura de Botucatu após o término do segundo mandato de Mário Pardini. Nos bastidores políticos, outras conversas estão em andamento, incluindo a definição do vice que integrará a chapa de Spadaro.
O ex-secretário de saúde já possui experiência política, tendo concorrido nas eleições de 2022 como candidato a Deputado Estadual, recomendado pelo prefeito Mário Pardini. Na ocasião, obteve expressiva votação, totalizando 44 mil votos em todo o estado, sendo 34 mil apenas em Botucatu.
Durante a pandemia, Spadaro ganhou notoriedade como figura chave no combate à COVID-19 e na organização da campanha de vacinação em massa no município em 2021. Sua proximidade com o então Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contribuiu para que Botucatu fosse escolhida para um estudo de eficácia da vacina AstraZeneca, aumentando sua popularidade entre os cidadãos.
Além de sua atuação na área da saúde, Spadaro é cardiologista intervencionista, formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) da Unesp, seguindo os passos de seu pai, o ex-prefeito Joel Spadaro. Joel governou Botucatu entre 1989 e 1992, implementando importantes medidas estruturais no município, incluindo melhorias na rede de saúde.
Com sua experiência política e profissional, Spadaro emerge como um forte concorrente na corrida pela prefeitura de Botucatu, sendo considerado por muitos como um nome promissor para liderar o município nos próximos anos.