População anseia por respostas e a prefeitura nega paralisação das obras
Mesmo entre seus apoiadores ou pessoas neutras, a lentidão na obra da avenida Irmão Aldo Marini tem gerado insatisfação. A população começa a ignorar o bloqueio que está próximo do quarto mês e a prefeitura parece não saber como lidar com a situação e acidentes tem sido registrados no local.
Na sexta-feira, 18 de agosto, por volta de 18h, um veículo subia a avenida Irmão Aldo Marini em direção à avenida José Horácio Mellão, perdeu o controle e invadiu o canteiro central. Segundo o boletim de ocorrência, o acidente aconteceu cerca de 100m após o retorno ao centro da cidade. Passageiros tiveram escoriações e foram encaminhados ao Pronto Socorro. A Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas necessárias.
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, por volta de 8h, outro acidente ocorreu exatamente no mesmo ponto. Uma mulher perdeu o controle de seu veículo e também acabou no canteiro central, intensificando a preocupação com a segurança do local e a necessidade de uma atitude enérgica por parte da prefeitura de São Manuel.
A avenida Irmão Aldo Marini estava previamente interditada com a colocação de cones, mas os cones não estavam mais no local e não se sabe quem os removeu. A última manifestação disponível no site da prefeitura sobre o local em questão foi em 07 de agosto:
“As obras de infraestrutura para a drenagem das águas pluviais e a recuperação da malha asfáltica ainda estão em andamento na Avenida Aldo Marini […]. Uma nova galeria pluvial foi construída e irá interligar as águas do Residencial Eldorado, nos cruzamentos das Ruas Solange Thaisa Dalacqua e Manoel Agostinho da Silva”.
A mesma nota ainda citava que motoristas não estavam respeitando a sinalização “embora muitos motoristas não estejam obedecendo a interdição realizada pelo Setor de Trânsito”. A reportagem do Área 14 esteve no local conversando com empresários e pessoas que por ali passam todos os dias, e todos disseram que desde a raspagem do asfalto (cerca de 14 dias atrás), nenhum outro trabalho foi feito no local.
Percebe-se que a população, embora tenha se mantido compreensiva com os transtornos, começa a perder a paciência com a lentidão e questiona quais as atitudes que a população vem tomando no sentido de alavancar a obra e liberar um importante trecho viário da cidade.
O prefeito Ricardo Salaro, há algumas semanas, quando questionado sobre a situação, reconheceu a lentidão das obras, mas negou categoricamente que elas estivessem paradas. Ele fez um apelo à compreensão da população, enfatizando a importância dessas obras para a melhoria da infraestrutura da cidade.
Um detalhe importante a ser destacado é que o trecho em questão da avenida Irmão Aldo Marini não possui asfalto, mas sim pedriscos. Fontes ouvidas pelo Área 14 disseram que a empresa pode iniciar o recape ainda esta semana. A prefeitura tem notificado repetidamente a empresa responsável pela obra para que regularize a situação, evitando possíveis sanções.
A população local permanece ansiosa por respostas claras sobre o andamento das obras e pela garantia de que a via estará segura para todos os motoristas. Enquanto as autoridades tentam resolver os impasses em torno da interdição e acelerar o progresso das obras que se arrastam por meses.
Vale a pena lembrar que esta mesma empresa é a responsável pelas obras na rua Gustavo Campanha, executou recentemente as obras no bairro do Canepele e também deu muita dor de cabeça na ocasião das melhorias no Distrito Industrial 1.