A Polícia Civil teve conhecimento nesta segunda-feira, 26 de junho, de uma ocorrência até então registrada como desinteligência, acabou se transformando em homicídio tentado.
De acordo com informações fornecidas pelo Dr. Lourenço Talamonte, Delegado Seccional, durante o Jornal da Clube, a investigação teve início apenas nesta segunda-feira. O delegado do município de São Manuel, Dr. José Eduardo foi ao hospital particular onde o barbeiro se encontrava para ouvi-lo.
Este homem encontrava-se em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo relatos, em decorrência de agressões violentas ele sofreu fraturas nas costelas, no pulmão e na mandíbula. Segundo o Dr. Lourenço Talamonte, em virtude da gravidade das lesões, o boletim de ocorrência foi registrado como homicídio tentado.
Apesar das circunstâncias do crime ainda não estarem completamente esclarecidas, as informações ainda extraoficiais são de que na barbearia, teria chego um Guarda Municipal que estava fora do seu turno, instantes depois, seu pai, um Policial Militar (que também estava fora do turno) e sua irmã, que supostamente seria Guarda Municipal em outro município.
A ocorrência aconteceu por volta de 10h30 e a Polícia Militar esteve no local, porém, segundo apurado pelo Área 14, o GCM disse em B. O. que estava ali para tirar satisfação com o barbeiro por conta de um problema de ordem familiar e que durante a discussão o barbeiro teria pego uma tesoura na mão, momento em que começou uma agressão mútua.
Depois disso, o Policial Militar, que é pai do GCM também esteve no local, confirmou que havia a desinteligência e na tentativa de separa-los, acabou sendo ferido. Ainda no boletim a autoridade policial que realizou o atendimento, disse que os ânimos estavam acalmados e que nenhuma das partes manifestou interesse em registrar o boletim.
Ainda no Boletim de Ocorrência da PM há a menção de que uma viatura da Guarda Municipal havia sido acionada e compareceu ao local, porém, haviam sido dispensados, já que a situação estaria controlada.
O inquérito instaurado busca investigar outras possíveis conexões com o caso. O Dr. Lourenço Talamonte afirmou que a vítima teve condições de fornecer informações às autoridades e demonstrou estar extremamente receosa.
Em redes sociais, houveram distorções em diversas divulgações. Por exemplo, havia a foto de uma panela de pressão cheia de sangue e também de uma cabeça de um homem cheia de pontos, porém, as duas fotos não pertencem a esse caso e trata-se de fake News. Erroneamente associadas à ocorrência, gerando desinformação e confusão.
Em contato com a Polícia Militar, está emitiu a seguinte nota :
O 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Botucatu/SP) vem por meio da presente nota informar que, em razão da ocorrência envolvendo um policial militar na última sexta-feira (23), no município de São Manuel, foi promovida a instauração de um procedimento apuratório na esfera administrativa militar para melhor deslinde dos fatos.
Tal procedimento tramitará em paralelo com o inquérito policial instaurado pela Polícia Civil, sendo certo que ao final dos feitos serão tomadas todas as medidas que o caso exigir.
Durante o Jornal da Clube, a comandante da Guarda Civil Municipal, Simone Parenti, esclareceu que não havia concedido nenhuma entrevista a qualquer site e lamentou o uso indevido de seu nome. Ela informou que, desde que tomou conhecimento do caso na tarde de segunda-feira, a Guarda Municipal abriu um processo interno em sua corregedoria e aguarda a finalização do inquérito policial, a manifestação do Ministério Público e, internamente, estão sendo tomadas as providências com relação a abertura de um Processo Administrativo, para apurar os fatos em consonância com o inquérito da Polícia Civil e MP.
Os Guardas Municipais que estiveram no local dos fatos serão agora ouvidos por uma comissão da prefeitura que apura os casos para eventuais providências.