Uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski pode gerar uma reviravolta na política manuelina e uma grande mudança na Câmara Municipal de São Manuel, já que oito vereadores podem perder seus mandatos.
Trata-se de uma decisão, onde o TSE deu como procedente, um agravo em recurso especial, onde a ex-vereadores Leticia Castaldi denunciou uma suposta fraude à quota de gênero nas eleições municipais de 2020. Naquela oportunidade, segundo a denunciante, partidos teriam colocado mulheres para concorrer a eleição, com o único objetivo de preencher a cota mínima e assim, colocar mais candidatos homens.
De acordo com o processo, a suposta fraude estaria atrelada a candidatura de SIMONE PORTELLA (PSB), OLÍVIA MENDES (PSDB), ELISA CAROLINA BORTOLOTTO ALVES (PDT), MARIA JAQUELINA RODRIGUES DOS SANTOS CRUZ (REPUBLICANOS), GISELE CRISTINA DOS SANTOS ESCORCE e SANDRA APARECIDA SPADIM RODA (PSD).
A publicação oficial ainda não aconteceu, embora documentos obtidos pelo Área 14 mostrem que o TSE tenha acatado a nulidade dos votos obtidos pelos partidos PSB, PSDB, PDT, REPUBLICANOS e PSD de São Manuel/SP nas Eleições 2020.
Com isso, teria que haver uma recontagem do cálculo dos quocientes eleitoral e partidários; os diplomas dos candidatos vinculados seria cassados; são eles: Simone Portella, Olívia Mendes, Elisa Carolina Bortolotto Alves, Maria Jaquelina Rodrigues dos Santos Cruz, Gisele Cristina dos Santos Escorce e Sandra Aparecida Spadim Roda se tornariam inelegíveis pela participação no ilícito
Só falta publicação da decisão. Quando feito isso, a justiça de São Manuel será intimada para fazer a recontagem dos votos e podem perder seus mandatos os vereadores HIONITA VERNIANO PERES CEQUINATTO, RICARDO ANTÔNIO DE SOUSA, JACÓ FERREIRA DOS SANTOS, RUBENS JOSÉ DA SILVA, ANTÔNIO BENETI JUNIOR, KLEBER HENRIQUE BENVINDO ALVES BARBOSA, PAULO ROBERTO ZAPPAROLI e AILTON LEITE DOS SANTOS.
Fontes ouvida pelo Área 14 acreditam que se estes vereadores percam seus mandatos, podem-se beneficiar os suplentes a vereador Leticia Castaldi, Anízio Pete, Fio Vizoni, Vladimir Morroni, Evaldo Arruda (Pelé), Buca e Silvinho do Transporte.
Todos os vereadores foram procurados e até a publicação desta matéria, apenas o vereador Ailton Morrão se manifestou, onde diz que “aguarda a posição de seu advogado”. O vereador Rubens informou que não irá se manifestar, pois seu advogado ainda não recebeu nada sobre assunto. Os demais, não haviam enviado uma manifestação. Caso isso ocorra, ela será inserida na matéria que está disponível no site www.area14.com.br.
Conforme apurado por nossa equipe, a votação para a presidência da casa acontece nesta terça-feira, 20 de dezembro, às 10h.