Texto criado e escrito por José Luiz Ricchetti
Estes dias assisti uma entrevista de um rapaz que havia nascido sem os dois braços e as duas pernas. Ele tinha estampado no peito da sua camiseta a seguinte frase em inglês: “Never Give Up!” que traduzindo em português quer dizer: “Jamais Desista!”
Na mesma entrevista ele contou que seus pais só descobriram que ele era assim depois do seu nascimento e que para completar o quadro o médico havia dito a eles que o bebê só viveria até 30 anos.
Na sequência ele contou que hoje faz de tudo: natação, futebol, salta de paraquedas e mais uma infinidade de outras coisas que qualquer um que ouvisse, sabendo da condição dele, sem braços e sem pernas, se assustaria e não acreditaria.
Perguntado pelo repórter como ele conseguia fazer tudo isso, naquela condição, ele respondeu:
– A maioria das pessoas tem tudo, tem dois braços e duas pernas, tem saúde e não faz nada! Eu não tenho nada e decidi fazer tudo. Na vida tudo é apenas questão de querer ou não, de acreditar na sua capacidade ou não. Tudo é uma questão de escolha, eu decidi que posso fazer o que quiser e vivo cada dia da minha vida como se fosse o último. ´Hoje em dia as pessoas reclamam de tudo, é muito ‘mimimi’…
– Às vezes nos mesmos perguntamos, em algumas situações:
– O que eu fiz para merecer isso? – Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?
– Eu sempre respondo que Deus só quer o nosso bem e nos dá sempre a oportunidade de aprender, Tudo que ele nos proporciona nesta vida são lições. Cabe a cada um de nós saber interpretar.
– Alguns reclamam outros desistem, mas eu decidi que a decisão é minha eu resolvi fazer e acontecer!
Aquela entrevista e os questionamentos do rapaz me fez voltar no tempo e lembrar de uma linda lição que minha sábia avó nos presenteou certo dia…
Era um domingo e eu estava na casa dela quando uma das minhas primas chegou, com uma cara de poucos amigos.
Perguntada pela minha avó, o que tinha acontecido ela respondeu:
– Ah vó, esta semana eu fui mal na prova de matemática, ontem terminei com o meu namorado e para completar hoje minha melhor amiga veio me dizer que no próximo mês irá se mudar para uma outra cidade…..
Então minha avó a abraçou e disse:
– Venha comigo até a cozinha….
Na cozinha, minha avó retirou do armário uma tigela, uma panela de ferro, uma assadeira, uma colher de pau, farinha de trigo, fermento e vários outros ingredientes e os colocou todos em cima da mesa e então disse:
– Vou fazer bolinhos de chuva para nós.
– Oba!
Depois de preparar os bolinhos com aquele seu esmero peculiar e fritá-los um a um ela os colocou em uma travessa, polvilhou por cima açúcar refinado e canela e em seguida nos perguntou:
– Querem comer esses bolinhos queridos?
– É claro que queremos, vovó! Seus bolinhos de chuva são deliciosos!
Então se dirigindo especificamente para minha prima, minha avó disse:
– Venha cá querida! Você que está assim tão triste vai ter o privilégio de comer o primeiro:
– Venha e tome aqui um pouco do óleo em que fritei os bolinhos
Assustada, minha prima respondeu: – Credo, vó!
– Que tal então comer estes ovos crus, minha neta? – Que nojo, vó!
– Mas um pouquinho de farinha de trigo cai bem, não é?
– Vó, tenha dó, isso assim não presta!
Em seguida minha avó disse:
– É verdade filha, que todas esses ingredientes nos parecem ruins, quando estão separados, mas quando os colocamos juntos, na medida certa, eles se tornam bolinhos deliciosos, não é mesmo?
– Assim é a sua vida, essas coisas que aconteceram com você, podem lhe parecer ruins, mas se você confiar em Deus, verá que Ele só quer o seu bem e tudo isso que lhe aconteceu, no futuro se transformará num grande presente.
– Deus trabalha do seu jeito. Ele tem um tempo que é muito diferente do nosso. Às vezes a gente se pergunta por que Deus coloca uma série de momentos difíceis na nossa vida…
– É porque ele sabe o que, o quanto, como e quando precisamos de tudo aquilo, igual esta receita de bolinhos de chuva.
– Separados os ingredientes parecem ruins e intragáveis, mas misturados na medida certa, no tempo certo, eles se tornam deliciosos bolinhos de chuva!
– A gente só precisa confiar nele e acreditar que tudo o que nos acontece tem um fundamento, tem um motivo, tem uma lição.
– Veja alguns exemplos de como Deus nos ama:
Ele nos manda flores todas as primaveras…
Ele nos dá o nascer o sol todas as manhãs…
Ele fez os mares, as matas e as montanhas…
Ele nos brinda com o lindo cantar dos pássaros…
Ele nos dá a lua e as estrelas para que possamos sonhar…
– E toda vez que você quiser conversar, Ele vai te ouvir! Ele pode viver em qualquer lugar do mundo, mas escolheu o seu coração!
– Amanhã quando aparecer a primeira dificuldade, lembre-se desta nossa conversa sobre a receita de bolinhos de chuva.
– Agora comam seus bolinhos de chuva, porque quentinhos eles são mais saborosos!
José Luiz Ricchetti – 06/05/2022