A cidade nunca elegeu uma mulher para um cargo de prefeita. Hipótese pode não estar fora de cogitação
Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 23, à rádio Municipalista de Botucatu, no programa “A Marreta”, comandado pelos jornalistas Vanderlei dos Santos, Cristiano Alves e Carlos Pessoa, indagado em determinado momento sobre a atuação de sua vice-prefeita Márcia de Oliveira na atual Administração, o prefeito Ricardo Salaro afirmou: “Márcia tem compromisso com o futuro de São Manuel, tendo a missão de coordenar ações importantes, projetando uma São Manuel do futuro, coisa que nunca foi feita pelas administrações anteriores”.
O tom dado pela resposta do prefeito, criou dúvidas nas pessoas quanto a uma possível sucessão de Salaro a prefeitura de São Manuel, já que este se reelegeu e não pode novamente se candidatar ao mesmo cargo.
Vale lembrar que situação parecida aconteceu na vizinha cidade de Lençóis Paulista, quando o ex-prefeito Marise tinha como vice Bel Lorenzetti em seus dois mandatos (2001 – 2008). Nas eleições de 2008, ele lançou sua vice, que se elegeu e permaneceu na prefeitura por dois mandatos, de 2009 até 2016.
A pergunta provocativa do jornalista Vanderlei dos Santos se deu em razão dos problemas enfrentados pelo prefeito Ricardo Salaro com relação ao vice-prefeito em seu primeiro mandato e também com relação ao legislativo municipal, que o levou a ficar afastado do cargo por 5 meses.
Durante ainda a entrevista, Salaro discorreu sobre as principais funções que Márcia de Oliveira vem exercendo na Administração Municipal. Disse que sua vice-prefeita vem conduzindo projetos importantes, que visam uma participação popular mais próxima e efetiva na formulação das políticas públicas com a constituição dos Conselhos Municipais, que servirão para avaliar as demandas a serem enfrentadas e resolvidas pela Administração Municipal; reorganizando o Fundo Social de Solidariedade, da qual é Presidente tornando-o, efetivamente, um braço forte junto às políticas desenvolvidas pela Diretoria de Promoção Social; vem liderando a atualização do Plano Diretor, a atualização dos serviços de forma Coordenada e o mais importante: “além de pensar no presente, temos que projetar o futuro de São Manuel a médio e longo prazo e, neste contexto, Márcia de Oliveira tem essa missão”, disse Salaro.
O prefeito de São Manuel se mostrou satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido por sua vice-prefeita e também fez questão de elogiar o comportamento do legislativo municipal. “A relação hoje com o legislativo municipal é mais consistente, mais consciente. Aliás, sempre busquei uma relação construtiva e hoje vemos que temos um grupo de vereadores empenhados em trabalhar pela cidade, onde o interesse público está acima de tudo, entendendo que fomos eleitos apresentando um Plano de Governo escolhido pela população que precisa ser concretizado. Hoje, temos condições de fazer muito mais, já que as condições são outras na Prefeitura de São Manuel”, disse Salaro.