A equipe do Controle de Endemias, com o auxílio da Usina São Manoel e Sabesp, reiniciou na noite desta segunda-feira,4, em diversos pontos da cidade, a higienização com hipoclorito, com o auxílio de caminhões pipas e máquinas costais, que irão pulverizar e lavar os locais de concentração de maior fluxo diário de pessoas. A ação já vinha sendo realizada desde o início da pandemia e foi paralisada durante o período em que ocorreu a estabilização da Covid no Município.
A partir do aumento de novos casos, a Diretoria Municipal de Saúde, resolveu adotar novamente a medida preventiva. Vários serão os locais onde ocorrerão a higienização que será realizada as segundas, quartas e sextas-feiras.
As ruas do centro da cidade, considerando a flexibilização do comercio que se encontra na fase amarela e que, consequentemente, concentra um movimento maior de pessoas, terá uma atenção especial.
A ação tem como objetivo higienizar os pontos de maior circulação de pessoas na cidade, já que o vírus pode permanecer por algum tempo nas superfícies. Segundo o Controle de Endemias e a Vigilância Sanitária do Município, as ações deverão durar o tempo necessário, com o intuito de garantir a segurança da população.
É importante lembrar que cuidados como: uso de máscara, a higienização da mãos, a não aglomeração de pessoas, bem como o isolamento social, são medidas importantes que podem evitar o contágio.
A vacina para o Covid-19 já existe, mas ainda não está disponível para os brasileiros, o que deverá acontecer dentro de pouco tempo. A Diretoria Municipal de Saúde, enquanto a vacina não é liberada, trabalha na elaboração do cronograma da vacinação, que será feita primeiramente em grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde.