Você com certeza já acreditou em Papai Noel. Também já deve ter se perguntado por que ele anda de trenó puxado por renas e usa aquela roupa vermelha e branca ou então como ele faz para distribuir presentes para todas as crianças no dia 24 para 25 de dezembro à meia noite.
São muitos os detalhes sobre esse simpático velhinho que entrega presentes às crianças na noite de Natal desde antes do século 4.
Mas muita gente deixa de conhecer a origem dessaque é uma das lendas mais famosas de todo o mundo.
A primeira notícia que se tem do Papai Noel surgiu com o nome de “O velho do inverno” que seria um velhinho que batia de porta em porta pedindo comida e bebida quente.
Quem ajudasse o tal “velhinho” seria então presenteado com um inverno menos rigoroso e muita fartura, uma vez que essa lenda teve origem nos países mais frios e gelados do planeta.
Séculos depois, a mesma lenda foi associada ao bispo São Nicolau, natural de Mira, hoje Turquia, por volta da metade do século 4, porque o santo era conhecido como um homem bondoso que ajudava as pessoas carentes e dava presentes para as crianças no dia de aniversário.
O dia de São Nicolau foi então estabelecido em 6 de dezembro, mas depois a própria Igreja Católica alterou para o dia 24, véspera do nascimento de Jesus, para que fosse comemorado junto com o Natal.
O primeiro lugar onde a lenda do Papai Noel foi adotada, como símbolo do Natal, foi na Alemanha, país protestante, com o objetivo de criar um contraponto à tradição católica, que tinha como símbolo o presépio.
Depois disso a lenda ganhou o mundo!
Assim a história do bom velhinho que distribuía presentes na véspera de Natal, se espalhou a tal ponto que fez com que a Igreja Católica passasse a considera-lo, também, um dos símbolos do Natal.
Com vários nomes diferentes pelo mundo, ‘’Papai Noel é o nome para o Brasil. Na França e outros países sob influência francesa é conhecido como ‘Pére Noel’.
Já em países como a Argentina, Peru e Paraguai seu nome é ‘Papá Noel’. No Chile como ‘ViejitoPascuero’ e nos Estados Unidos e México como ‘Santa Clauss’.
A casa do Papai Noel, fica no Polo Norte, somente para aqueles que vivem na América do Norte, só porque moram mais perto dessa região, mas o local ‘verdadeiro’ onde ele mora, para o resto do mundo, é na Lapônia, (que engloba partes da Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia), mais precisamente na cidade de Rovaniemi na Finlândia.
Não podemos nos esquecer também que Papai Noel tem um trenó que é puxado por 9 renas que se chamam: Rudolph, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.
As roupas, do Papai Noel, que no início eramrústicas e feitas de peles, ganhou depois tons demarrom e verde, até que foram transformadas, emvermelho e branco, quando o desenhista alemão Thomas Nast, no século 19, a redesenhou, a pedido da revista americana Harper’s Weekly.
Mas a história mais conhecida de todos é aquela quando a Coca Cola contratou outro desenhista, chamado Haddon Sundblom, para deixar a roupa do Papai Noel idêntica às cores principais da marca, mas isso só ocorreu, bem depois, em 1931.
A partir de então esse simpático velhinho, baixinho, gordinho e barrigudo, com nariz de bolota ebochechas rosadas e barbas brancas tem encantado as crianças com sua magia e roupa vermelha e branca, pelo mundo todo.
– E de onde veio essa ideia de crianças enviaremcartas para ele, pedindo presentes, dizendo que foram comportadas durante o ano?
Dizem os historiadores que esse costume teria tido origem nas tradicionais cartas enviadas aos Santos, com conteúdo religioso, no início do cristianismo.
Já a grande maioria acredita que as cartas teriam começado no século 18, através de pais e mães que buscavam fazer com que suas crianças se comportassem durante o ano.
É nessa mesma versão que veio o costume de dar apenas um pedaço de carvão àquelas crianças que teriam sido malcriadas.
O fato é que a tradição de enviar cartas se consolidou no início do século 20 em inúmeras partes do mundo, envolvendo quase 200 países e aquelas que são enviadas para a Lapônia, acredite, são sempre 100% respondidas, em 8 idiomas, incluindo o português.
Mas apesar de todas essas curiosidades, o mais importante e acredito que a maioria de nós já sabe, é que o Natal é comemorado em todo o mundo no dia 25 de dezembro.
Nesta data, os membros das famílias cristãs se reúnem para celebrar o nascimento do menino Jesus, costume que foi instituído pela igreja católica no século 4 ou seja há mais de 1600 anos e que apalavra ‘Natal’ significa literalmente ‘nascimento’.
Para todo cristão essa data é para celebrar o nascimento do menino Jesus, ter a sua família reunida e fazer a troca de presentes, mas o significado mais importante é cultivar o amor, a caridade, o perdão e a compaixão.
Não se sabe o dia correto do nascimento de Jesus e a data de 25 de dezembro foi escolhida no ano de 350, pelo Papa Júlio com o objetivo de substituir as antigas celebrações pagãs tradicionais, vindas da era pré-cristã.
– Mas, e o nosso Papai Noel?
Apesar das controvérsias o Papai Noel não é somente uma figura meramente comercial, criada para o consumo, mas sim um símbolo do altruísmo e da caridade, pois sua origem se baseia numapessoa que dedicou sua vida para ajudar os menos favorecidos.
Assim o melhor é celebrarmos o Natal unindo as tradições cristãs do nascimento de Jesus e também o querido Papai Noel, lenda que merece ser mantida pela linda ilusão e felicidade espelhada no sorriso de cada criança.
A importância do nascimento de Jesus deve se aliar a magia do Papai Noel, que vem no seu trenó nostrazendo alegria, tão escassa nos nossos dias.
Assim se quiser, você pode enviar sua cartinha para o Papai Noel mas anote aí o endereço:
Mr. Santa Claus
Código Postal: FIN-96930 – Arctic Circle
Rovaniemi – Finlândia
E se mandar a cartinha, não esqueça de pedir ao bom velhinho que traga, junto com ele o nosso querido menino Jesus.
E se possível que eles venham rápido, dentro daquele lindo e luminosos trenó, espalhando pelos céus muito amor, paz, saúde e alegria!