A Prefeitura de Botucatu não vai autorizar o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino até o final do ano. Essa posição oficial foi dada pelo chefe do executivo, após questionamentos do Botucatu Online, sobre o tema que vem chamando a atenção dos pais de alunos e professores da rede, nesta semana. Havia o entendimento de que as aulas poderiam retornar ainda neste ano na comunidade escolar.
A decisão é baseada nos poucos meses que ainda restam em 2020. Apesar de Botucatu estar há várias semanas incluída na fase amarela de controle da pandemia, a decisão é baseada no acompanhamento da doença na cidade e os riscos de saúde que os servidores da Educação poderiam estar expostos, com essa decisão.
As idades e eventuais comorbidades dos alunos e servidores da educação também foram consideradas pelo poder publico municipal, que preventivamente quer afastar risco de surtos.
Todos os alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e a maioria das creches não terão retorno presencial e o conteúdo continuará sendo aplicado a distancia. A única possibilidade é a abertura de algumas creches infantis, mas o assunto ainda está em avaliação, conforme apurado pela reportagem.
Por Haroldo Amaral