A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 28, USO DE MÁSCARAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS SERÁ OBRIGATÓRIO.
A Diretoria Municipal de Saúde comunica que o quadro do coronavirus no Município que registrou no dia de ontem, 48 casos suspeitos notificados (digitados no sistema do Estado) de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, quadro que ficou estabilizado neste sábado, dia 25, sendo pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e profissionais de saúde com Síndrome Gripal.
A situação dos 48 casos Notificados se apresenta distribuída da seguinte forma:
6 casos positivos (sendo 1 óbito, duas altas hospitalares, totalizando 5 curados);
Até o momento 31 casos foram descartados e 11 ainda estão aguardando resultados de exames, sendo que 10 pessoas, por precaução, já estão em tratamento (isolamento ou internados em observação) e 1 óbito está em investigação.
A população que apresenta Síndrome Gripal e não se enquadra para notificação e coleta de exame, de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde é acompanhada pela equipe do Coronavírus de São Manuel e orientada quanto ao isolamento social de 14 dias.
Existe uma orientação importante do Ministério da Saúde para que a população e os trabalhadores que atendem ao público ou que se encontram na área industrial passem a fazer uso contínuo de MÁSCARAS, quando se deslocarem a procura de serviços essenciais, como idas aos supermercados, farmácias, postos de gasolina, dentro do seu serviço, etc. Se utilizando das vias públicas e locais públicos, o uso de máscara será imprescindível para ajudar a proteger as pessoas.
Diante dessa recomendação e constatando que uma pequena parte da população ainda não se deu conta da gravidade da situação, onde os especialistas afirmam que dentro dos próximos dias, o vírus poderá vir a infectar muitas pessoas no interior do Estado de São Paulo, o prefeito Ricardo Salaro, resolveu transformar a recomendação de MÁSCARAS para USO OBRIGATÓRIO, por todas as pessoas que se encontrarem nos estabelecimentos comerciais da cidade e do distrito de Aparecida de São Manuel.
O Decreto Municipal a respeito passará a ter validade a partir da próxima segunda-feira, dia 27, diante da necessidade de adoção de critério mais rigoroso para o fim de conscientizar a população sobre o uso de máscaras.
Todo estabelecimento que se encontrar aberto, com ou sem atendimento presencial ao público, de qualquer natureza (comercial ou industrial) somente poderá permitir a entrada de pessoas com MÁSCARAS de proteção.
O estabelecimento que não cumprir a determinação imposta pelo novo Decreto será imediatamente fechado e esvaziado pela fiscalização municipal e sua reabertura ficará condicionada a demonstração efetiva de que terão condições de atender a sua demanda, oferecendo, se necessário, as máscaras aos seus clientes.
O isolamento social no Município continuará seguindo as medidas contidas no Decreto Estadual que foi estendido até o dia 10 de maio pelo governador do Estado.