A Rodovia João Mellão, a SP-255, ganhará um novo pedágio, diferente do que poublicamos anteriormente, este sera entre as cidades de Pratânia e Avaré e não São Manuel como anunciado.
A praça já teve sua construção iniciada e será no km 229 +04.
Segundo a Artesp, veiculos que trafegarem em horários de menor fluxo (a serem determinados prla empresa responsável) podem ter a cobrança de um valor menor, medida que deve reduzir o congestionamento em vários horários.
Outra novidade divulgada pela agência é que veículos que possuam TAG (cobrança automática) devem ter um desconto de 5% na tarifa.
Veja a íntegra da resposta enviada pela agência:
Embora a praça do km 229,04 esteja em construção, ainda não há previsão de início da cobrança, que só poderá ser iniciada após o término de todas as obras e serviços de melhorias previstos no Programa Intensivo Inicial (PII), cuja conclusão só será considerada efetivada pela Artesp após a realização de vistoria específica de cada item.
Além disso, assim que houver a liberação da cobrança, a concessionária já terá de estar com os equipamentos programados para dar desconto de 5% na tarifa para os veículos que utilizem o pedágio automático.
Também está prevista a possibilidade de a concessionária adotar tarifas flexíveis, com preços menores nos horários de menor demanda de tráfego, por exemplo.
Essa prática, além de significar economia no bolso do usuário, pode contribuir decisivamente para melhor equilíbrio de fluxo, retirando uma quantidade considerável de veículos nos horários de pico, atraindo-os para a rodovia naqueles momentos em que há menos tráfego.
A Agência destaca também que além das intervenções do PII, existem obras de ampliação principal previstas para serem concluídas já nos dois primeiros anos de contrato, sendo o caso da duplicação de 9,3 quilômetros da SP-255 na região de Jaú, entre o km 137,9 e o km 147,3.
No total, o contrato prevê a execução de mais de 110 quilômetros de pistas da SP-255 entre as regiões Central e de Bauru, além de cerca de 30 quilômetros da SP-318.
A maior parte dos investimentos deverá ocorrer obrigatoriamente até o 10º ano contratual. Outras obras a serem concluídas no primeiro ano são a implantação de 10 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário no segmento da SP-255.